Pesquisa personalizada

domingo, 23 de março de 2008

:: Nova esperança
Surgiu um novo tratamento para a cura da diabetes
Surgiu uma nova esperança para as pessoas que têm problemas com a diabetes

Surgiu uma nova esperança para as pessoas que têm problemas com a diabetes. Uma cirurgia experimental, baseada nas técnicas utilizadas para realização da cirurgia bariátrica, comum para redução do peso de pessoas obesas, pode representar a cura para pessoas que enfrentam diariamente os males causados pela diabetes.

Segundo cirurgião geral e gastroenterologista Gustavo Santos, a idéia ainda está em fase de testes. "A cirurgia ainda está sendo testada, mas basicamente sugere que seja feito um desvio para que a comida não passe pelo duodeno, indo diretamente para a parte final do intestino. Este desvio geraria uma alteração na secreção hormonal do intestino, aumentando a produção de insulina", comentou.

A idéia surgiu após a constatação de que 80% dos obesos diabéticos que realizavam a cirurgia bariátrica voltavam a apresentar índices normais de glicemia após a operação. "A princípio, achava-se que isso era conseqüência do emagrecimento, mas essa explicação não durou muito: os índices ligados a diabetes eram normalizados poucos dias após a cirurgia, antes que houvesse uma perda significativa de peso", disse o médico.

Gustavo Santos lembra que o grande desafio é saber se, em pessoas magras, o mecanismo é o mesmo e a mudança permanente. "Outra questão é saber se a perda de peso gerada pelo 'desvio' pode levar a um emagrecimento significativo, o que poderia prejudicar pessoas que já são magras", ressalta o médico.

Indicada até hoje apenas para a diminuição de peso em pessoas obesas, para realizar a cirurgia bariátrica é necessário ter IMC (Índice de Massa Corpórea) acima de 40. Quem tem IMC acima de 35 pode ser operado se já tiver muitos problemas de saúde devido ao excesso de peso. O grande problema é que quase 60% dos diabéticos não são obesos.Gustavo Santos acredita que não demora muito para se constatar os benefícios da cirurgia. "Já existem pesquisas adiantadas sobre o tema e testes já estão sendo desenvolvidos. Então, acredito que em menos de um ano, mais ou menos, todas as dúvidas sejam respondidas", afirmou.

0 comentários:

Notícias do Piauí, Teresina, Parnaíba, Floriano, Picos, Campo Maior, Barras, Piripiri...

Daniel Martins's MySpace Blog

O Jornalismo em primeira mão!

About This Blog

  © Blogger template Writer's Blog by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP