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segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Câmeras estão 20% mais baratas

As câmeras digitais estão mais baratas porque vendem muito ou elas vendem como água porque o preço caiu? Independente da resposta, quem sai ganhando são os consumidores. Em um ano, câmeras fotográficas digitais tiveram o preço reduzido em pelo menos 20% no Brasil e o crescimento anual das vendas manteve o ritmo de 36%. Os números foram divulgados na semana passada pelo GfK Marketing Services e a "comemoração" começa amanhã. Sem a presença dos consumidores.

Durante a 16ª edição da feira PhotoImageBrazil, apenas fotógrafos e profissionais do setor verão as novidades mostradas por mais de 150 expositores no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (se você é um deles, corra para se credenciar em www.photoimagebrazil.com.br). Mas os lançamentos das 250 marcas presentes no evento - entre elas Panasonic, Sony, Canon, Kodak, Nikon e Fujifilm - logo estarão no mercado.

A pesquisa do GfK fez um retrato do consumidor brasileiro de câmeras digitais. Os equipamentos mais adorados têm entre 7 e 7,9 megapixels, visor de até 2,5 polegadas, zoom ótico de 3 vezes e custam entre R$ 500 e R$ 599. Alguns anos depois do "boom" das câmeras digitais, os brasileiros ainda estão atrás da primeira máquina da família, já que itens como design, bateria, zoom, estabilizador de imagens e detector de sorrisos são vistos como objetivos secundários na hora da compra, feita em 47% das vezes em lojas de departamento e não especializadas, de acordo com o IDC.

Apesar da queda acentuada de preços, o Brasil ainda sofre com impostos altos de importação e fechou a sondagem como o país da América Latina onde as câmeras são mais caras: US$ 346, em média, seguido pela Argentina (US$ 189) e pelo Chile (US$ 87).

"O fator determinante para a compra ainda é a capacidade de resolução da imagem", afirma o gerente de negócios do GfK, Bernardo Tinoco.

Os expositores da PhotoImageBrazil, porém, estão menos interessados no padrão. Vão levar para o galpão lançamentos e inovações para quem quer tirar fotos com o máximo de tecnologia disponível. O Link selecionou ao lado alguns dos principais produtos que aparecerão por lá pela primeira vez.

O evento dura só três dias, o suficiente para movimentar R$ 74 milhões, o marco do ano passado. Além de, com as vendas estimuladas, acentuar o dilema Tostines da fotografia digital no País. As informações são do O Estado de S. Paulo/Link

Fonte: Yahoo Notícias

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