Pesquisa personalizada

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Prefeito afirma que se aconselha com Juíza que vai julgar cassação de seu mandato. VEJA O VÍDEO!

"...sempre quando preciso, procuro a doutora Zilnar (juíza eleitoral) para me aconselhar...", declarou Robert Freitas

Uma declaração do prefeito reeleito, Robert de Almendra Freitas (PSDB), por ocasião de seu discurso durante sua diplomação, na manhã do último dia 18 (quinta-feira), no Theatro Municipal, no Município de José de Freitas-PI, chamou a atenção dos presentes à solenidade e também de seus adversários políticos que tiveram acesso a filmagem de toda a solenidade, além de terem ouvido e gravado o discurso do prefeito Robert, pela Rádio Comunitária FM-105, que transmitia a diplomação dos eleitos, direto do Theatro Municipal.

O prefeito Robert Freitas, em seu discurso de agradecimento pela diplomação, além de ter chorado, declarou que sua reeleição foi muito difícil e fez vários elogios à juíza eleitoral, Maria Zilnar Coutinho Leal, dizendo que José de Freitas, precisa de uma magistrada como Zilnar Leal, e que quando ela for para outra Comarca, vai fazer muita falta em José de Freitas.

Até ai, tudo bem. O que realmente chamou a atenção dos presentes à solenidade e das pessoas que estavam ouvindo pelo rádio o discurso do prefeito Robert de Almendra Freitas, foi quando ele declarou que sempre quando enfrenta algum problema, ou seja, está com algum problema que não consegue resolver sozinho ou com apenas o apoio da família, ele procura se aconselhar com a juíza Maria Zilnar Coutinho Leal, titular da Comarca de José de Freitas, e Juíza Eleitoral no Município.

As pessoas que ouviram e viram as declarações do prefeito, indagam, por que ele, ao invés de procurar a juíza eleitoral Zilnar para se aconselhar, não procura seus advogados que estão ganhando bem, para orientá-lo ou fazer sua defesa, em qualquer situação?

Magistrada comandou as eleições em José de Freitas

A juíza Zilnar Coutinho Leal, foi quem comandou o pleito eleitoral de 2008, em José de Freitas, e é a responsável por julgar ações que tramitam naquela Comarca, em que é pedido a cassação do mandato do prefeito reeleito, Robert Freitas que foi denunciado pela Coligação Vitória Que Vem do Povo e pelo Promotor Eleitoral, Ecio Oto Duarte.

O prefeito é acusado de ter se reelegido comprando votos. No seu discurso, durante a diplomação, Robert fez um desafio dizendo que ninguém provará que ele comprou votos e ainda criticou o Ministério Público Eleitoral, o qual estava representado na solenidade, através do promotor Écio Oto. Mas, já existem depoimentos de testemunhas, na Polícia Federal e na Justiça Eleitoral, declarando que o filho de Robert, o atual Diretor Administrativo e Financeiro do Instituto de Terras do Piauí, Robert de Almendra Freitas Júnior, mais conhecido por Bob, comprou votos para ele (Robert Freitas), na última eleição, chegando a dar para um eleitor até 300 reais e 200 reais para outro. Parte desse dinheiro, foi apreendido pela Polícia Federal, que está apurando a compra de votos, em José de Freitas, por determinação do Procurador Eleitoral no Piauí, Marco Túlio Caminha.

Também está apreendido pela PF, um caderno com nomes de eleitores, número de títulos, de seção de votação e ainda a Zona Eleitoral, que segundo depoimentos de testemunhas, também já ouvidas na Polícia e na Justiça, estaria sendo utilizado pelo candidato a vereador José Luís (PSB), para comprar votos para ele e para o candidato a prefeito Robert Freitas, ambos da mesma coligação partidária.

O promotor eleitoral, Écio Oto, em uma ação, pediu a cassação do registro de candidatura de Robert e também, a cassação do seu diploma. A ação ainda não foi julgada, porque aguarda o resultado de um exame grafotécnico que os advogados do prefeito pediram para ser realizado e agora é que foi concluído pela Polícia Federal e deverá ser enviado à Justiça Eleitoral, nos próximos dias.

O Representante do Ministério Público Eleitoral de José de Freitas, Écio Oto, após analisar a prestação de contas da campanha do candidato Robert Freitas, constatou várias irregularidades e pediu a desaprovação das referidas contas, que também foram analisadas pelo chefe do Cartório Eleitoral, Ascênio Martins, o qual aprovou as contas do candidato Robert, com ressalvas. A decisão final, para aprovar ou não, as contas do prefeito Robert Freitas, era exatamente, da Juíza Eleitoral, Zilnar Coutinho Leal, que após analises das referidas contas, declarou em sua decisão que as irregularidades apontadas pelo promotor Écio Oto não eram suficientes para reprovar as contas de campanha do candidato a prefeito do PSDB e às aprovou com ressalvas.

O prefeito Robert Freitas, ainda em seu discurso, fez questão de rasgar elogios ao chefe do Cartório Eleitoral, Ascênio Martins. O prefeito disse o seguinte: “esse Ascênio trabalha tanto naquele cartório, é um monstro, de tanto trabalhar”, declarou Robert. Ascênio Martins, é primo do vereador mais votado nas eleições deste ano, em José de Freitas, identificado por Marcos Passguassu, que há muito tempo, trabalha com o prefeito Robert Freitas, desde que este era deputado e antes de se eleger pela primeira vez, vereador de José de Freitas, era Secretário de Desenvolvimento Econômico, naquele Município, e tido como o candidato a vereador que teve o apoio total do prefeito Robert Freitas.

AÇÃO DE IMPUGNAÇÃO DE MANDATO ELETIVO

No dia 31 de dezembro de 2008, a Coligação Vitória Que Vem do Povo, formada pelos partidos PPS, PP, PT, PDT, PTN, PC do B e PRB, ingressou na 24ª Zona Eleitoral, no Município de José de Freitas, com Ação de Impugnação de Mandato Eletivo-AIME, do prefeito reeleito Robert de Almendra Freitas e do vice-prefeito Carlos Estevam Sales de Oliveira (PMN). Na ação, a coligação alega que os dois representados (prefeito e vice), durante a eleição, teriam praticado crimes de abuso do poder econômico e político, condutas vedadas e a captação ilícita de sufrágio que teria sido a tônica da campanha eleitoral dos dois candidatos. Já são várias as ações que tramitam na Comarca de José de Freitas-PI, pedindo a cassação dos mandatos do prefeito Robert Freitas e do vice-prefeito Carlos Estevam.

VEJA O QUE DISSE O PREFEITO APÓS DIPLOMADO PELA JUÍZA ELEITORAL

“Agora neste momento, tenho a agradecer e elogiar uma pessoa íntegra. José de Freitas precisava ter uma juíza como tem a doutora Zilnar que sabe decidir as coisas, que veio a esse município, precisava vestir a face, vestir a maneira de ser, de administrar e de decidir as coisas. José de Freitas, precisava ter uma juíza como tem a doutora Zilnar Coutinho Leal, que no dia que nos deixar, isso faz parte de uma carreira de juiz, José de Freitas sentirá muita falta de uma pessoa da extirpe que é doutora Zilnar e sua equipe. A equipe de Zilnar é uma equipe perfeita. Esse Ascênio é um monstro para trabalhar. E todos eles são perfeitos no trabalho”. “Sempre já discuti grandes problemas com a doutora juíza porque aos conselhos são bons. E feliz é aqueles que aceitam os conselhos daqueles que sabem dar. E isso, sempre quando preciso, procuro a doutora Zilnar para me aconselhar, as vezes resolver até problemas da prefeitura”, declarou Robert Freitas, em seu discurso durante a diplomação.

Blog: www.dmvpi2.blogspot.com disponibiliza o vídeo abaixo que já está na grande rede no endereço do YOUTUBE:


0 comentários:

Notícias do Piauí, Teresina, Parnaíba, Floriano, Picos, Campo Maior, Barras, Piripiri...

Daniel Martins's MySpace Blog

O Jornalismo em primeira mão!

About This Blog

  © Blogger template Writer's Blog by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP