Pesquisa personalizada

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Chegou a hora de definir

W. Dias definiu JVC 'candidato' e revela não confiar em Wilsão

Governador Wellington Dias já esteve com Wilson Martins várias vezes tratando sobre o assunto

Wellington Dias deixará o Governo
Wellington Dias deixará o Governo

A informação de que o governador Wellington Dias (PT) comunicou na manhã deste sábado (27) ao deputado federal Marcelo Castro (PMDB) que vai indicar o nome do senador João Vicente Claudino (PTB) como candidato ao governo da base aliada repercutiu.

Ele conversou com o parlamentar peemedebista durante café da manhã na cidade de Parnaíba (356km de Teresina) onde se encontrava participar de solenidade da SEID – Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência, que é dirigida pela sua mulher, Rejane Dias.

Os dois conversaram demoradamente sobre temas políticos e Wellington Dias afirmou que pretende renunciar e indicar o nome do senador JVC, mas que também pretende solicitar a renúncia do vice-governador Wilson Martins (PSB) porque não confia que ele cumprirá o acordo de apoiar o nome da base que estiver melhor situado nas pesquisas.

REIVINDICAÇÃO DE CANDIDATURA
Marcelo Castro também reivindica indicação de candidatura ao governo, porém Wellington Dias falou para que ele que neste contexto o PMDB terá espaço para indicar o candidato a vice.

O chefe do executivo enfatizou que não confia no vice para entregar o governo a ele a partir de 2 de abril próximo e que por isso vai pedir a ele que também renuncie.

PELA ÚLTIMA VEZ
Segundo Wellington Dias, já esteve com Wilson Martins várias vezes tratando sobre o assunto e que ao longo da próxima semana vai falar com o vice-governador pela última vez.

A ideia de que Wellington é que os dois renunciem em abril, delegando à Assembleia a atribuição de escolher o nome do governador-tampão. Passa pela cabeça do governador a indicação do nome de Antonio Rodrigues Neto, ex-secretário estadual da Fazenda.

ELEIÇÃO INDIRETA
Themistocles Filho não assumiria na condição de presidente da Assembleia Legislativa. Quem assume é o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Raimundo Nonato da Costa Alencar.

Os deputados estaduais teriam, então, 30 dias para eleger o novo governador, que poderia ser qualquer um do povo.

POSIÇÃO DO PT
Alguns petistas entendem que o partido têm que marcar presença na eleição. Se permanecer no cargo, Wellington Dias terá dificuldade em apoiar JVC e ao mesmo tempo garantir a presença, ao seu lado, dos seus companheiros de partido.

Alguns petistas entendem que o PT tem um projeto e Wellington Dias tem outro. Para eles, o partido tem que continuar marcando posição e apresentando candidato.

IDEIA DE COMPOR SEMPRE
Wellington Dias, por sua vez, não quer brigar com ninguém, quer apenas compor com o máximo de lideranças que puder, porque sairá do governo com menosde 50 anos e poderá voltar dentro de quatro ou então oito anos.

Por que Wellington ficaria no cargo para apoiar JVC e não Antonio José Medeiros?

ALMOÇO COM MÃO SANTA
Neste domingo (28), o vice-governador Wilson Martins pode almoçar com o senador Mão Santa (PSC). Mão Santa está em busca de entendimento com o vice.

Mas Wilson tem evitado porque não quer melindrar ainda mais o governador. Quer primeiro conversar com o governador Wellington Dias para não gerar boatos e conjecturas.

ENCONTRO COM SILVIO
O prefeito de Teresina, Silvio Mendes, deve ter encontro na noite deste sábado com Wilson Martins.É mais fácil para o PT impor o nome de Antonio José Medeiros com Wellington no mandato do que o governador fora do mandato.

O PT quer se fortalecer como partido e não apenas como coadjuvante. Ficará difícil para Wellington Dias votar em JVC. Mas ele disse para Marcelo Castro que seu candidato é o senador petebista.

LABORATÓRIO POLÍTICO
O governador fez um laboratório político com esta declaração. Ele quer sentir a repercussão de suas palavras.

Todo mundo estava esperando que após dois dias de reunião no PT ele deixaria passar mais um tempo para tomar uma decisão e dizer alguma coisa sobre a sucessão. Todos estavam esperando que o nome do candidato fosse divulgado em 15 de março. A antecipação demonstra uma estratégia política.

“SINUCA DE BICO”
O vice Wilson Martins está numa autêntica “sinuca de bico”. O governador não confia nele. Já tem dito várias vezes e para várias pessoas.

O melhor para ele seria ficar no cargo e não ser candidato. A outra alternativa seria sair junto com Wellington Dias para ser candidato a senador.

CHAPA DOS SONHOS
JVC seria candidato a governador com Themistocles de vice. Esta é a chapa dos sonhos de Wellington Dias.Do outro lado teria Silvio Mendes (PSDB) com Mão Santa e Heráclito Fortes (DEM) como candidatos a senador.

Quais seriam as chances de Wilson ganhar de Heráclito ou Mão Santa nesta situação? Toda a base do governo, com JVC agradecido, votaria no atual governador para o Senado e Wilson Martins seria certamente menosprezado.

ALTERNATIVA
Existe uma outra alternativa. Wellington Dias ficaria no governo, apresentando JVC para o governo e dois candidatos ao Senado seriam Antonio José Medeiros e Wilson Martins. Neste caso, Wellington Dias estaria muito magoado com Wilson Martins, que teria sido a pedra no seu caminho para chegar ao Senado.

Seria a hora dele dar o troco ao vice. Por que Wilson Martins tem que confiar em Wellington Dias se o governador não confia nele?

DECISÃO COMPLICADA
Outra dificuldade para Wilson Martins. Como ele votaria em Silvio Mendes? Ele seria candidato a vice do tucano?

Outra leitura. Silvio Mendes ficaria na prefeitura e votaria em Wilson, que tem demonstrado ser muito trabalhador mas por enquanto não tem aparecido como líder, ou seja, como potencial candidato bom de voto. Permanecendo no governo, ele enfrentaria toda a base atual. Receberia apoio do prefeito, com indicação de vice do PSDB e para o Senado os atuais senadores da oposição. Uma situação, sem dúvida, muito complicada.

NINHO TUCANO
O prefeito Silvio Mendes, hoje, teria que ser candidato. Todos os seus seguidores sonharam muito alto com sua possível candidatura. Ele entraria num ostracismo muito grande se continuasse na prefeitura. Os políticos se alimentam da perspectiva de poder.

Na verdade, o governador Wellington Dias, com sua falta de habilidade, colocou todo mundo numa fria, à única exceção do presidente da Assembleia, Themistocles Filho. Pode ser vice de um ou de outro.

COMPASSO DE ESPERA

Os demais políticos estão todos em situação difícil. Esperam a decisão de Wellington Dias. O que Wellington Dias vai dizer é que JVC está sendo imposto pelo presidente Lula.


Link!

0 comentários:

Notícias do Piauí, Teresina, Parnaíba, Floriano, Picos, Campo Maior, Barras, Piripiri...

Daniel Martins's MySpace Blog

O Jornalismo em primeira mão!

About This Blog

  © Blogger template Writer's Blog by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP