Pesquisa personalizada

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Acidentes com motocicletas matam 10 por mês no Piauí

ACIDENTES COM MOTOCICLETAS MATAM 10 PESSOAS NO PIAUÍ POR MÊS E FALTA DE FISCALIZAÇÂO DEIXA MOTOCICLISTAS CIRCULAREM SEM CAPACETES, COM 3 PESSOAS NO VEÍCULO E ALTA VELOCIDADE

O cruzamentos das estatísticas do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), da Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) aponta que estão sendo registradas dez mortes em acidentes envolvendo motocicletas.
Os gastos com o Hospital Dr. Zenon Rocha com as vítimas de acidentes de trânsito chegam a R$ 3,6 milhões todos os meses, o que representa 80% do recurso destinado para manter o hospital em funcionamento. Desde quando o hospital foi inaugurado e começou a funcionar, em maio, foram atendidos 19.559 pacientes, incluindo adultos e crianças e 80% chegam ao hospital com algum trauma.
O diretor técnico do Hospital Dr. Zenon Rocha, Gilberto Albuquerque, afirma que 80% dos atendimentos com traumas são causados por motociclistas. O veículo não pode ser culpado, Albuquerque defende a elaboração de políticas públicas para agir com educação no trânsito e atividades preventivas destinadas aos motociclistas e o aumento da fiscalização.
“Ninguém dá conta. Andam em alta velocidade e existe muito desrespeito às regras do trânsito”, afirmou o sargento Ricardo Pereira dos Santos, da Ciptran, que estava ontem atendendo o caso de colisão entre duas motocicletas com três feridos graves.
As mortes no interior do Piauí envolvendo motocicletas estão aumentando e essas estatísticas não chegam à Ciptran, que cuida dos acidentes de Teresina.
No Dirceu, principalmente na Avenida Principal, motociclistas andam com três pessoas em uma só motocicleta; motociclistas conduzem seus veículos com o capacete levantado e ainda fala no telefone celular; motociclista leva crianças no lado do banco do passageiro sem capacete e proteção; duas universitárias, da área de saúde, são conduzidas por um motociclista de sandálias e sem capacetes, são três pessoas no mesmo veículo; motociclistas descalços ou de sandálias de dedo.
“Está uma anarquia”, afirmou o policial Luiz Henrique, no Dirceu, lembrando que muitas motocicletas não têm placas.
Gilberto Albuquerque afirma que não há como precisar quanto é gasto com cada paciente, pois os procedimentos médicos têm valores diferenciados.
Ele disse que um paciente fica internado entre três a 11 dias, dependendo da complexidade do caso. “Os pacientes submetidos a cirurgia geral geralmente permanecem três dias no hospital, enquanto aqueles submetidos à cirurgia ortopédica podem ficar internados durante 11 dias. São casos que só podem ser atendidos no hospital de urgência. Após o atendimento de urgência, nós entramos em contato com outros hospitais da rede municipal para viabilizar a transferência dos pacientes, que já não correm mais risco de morte", declarou Gilberto Albuquerque.
O Hospital Dr. Zenon Rocha informa que transfere de 15 a 25 pacientes para hospital. O levantamento do hospital aponta que 48% dos pacientes atendidos são de Teresina, enquanto 52% vêm de outras cidades do Piauí e do Maranhão.
Foram realizadas até agora 965 cirurgias gerais, 809 ortopédicas e 368 neurológicas.
Entre as crianças que dão entrada no hospital, 40% são vítimas de acidentes de trânsito e acidentes domésticos.

0 comentários:

Notícias do Piauí, Teresina, Parnaíba, Floriano, Picos, Campo Maior, Barras, Piripiri...

Daniel Martins's MySpace Blog

O Jornalismo em primeira mão!

About This Blog

  © Blogger template Writer's Blog by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP