Pesquisa personalizada

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

(Agência Estado) Qua, 02 Jan - 15h55

Compartilhe fotos durante a viagem

Por Gustavo Miller

Até poucos anos atrás, mostrar as fotos das férias era um processo tão demorado que até desanimava. Primeiro, era necessário levar os rolinhos de filme para revelar e, depois de algumas horas (ou dias), recebia-se um bolo com dezenas de fotos. Então era preciso colocá-las nos plastiquinhos e, finalmente, andar com o álbum para cima e para baixo. Low-tech demais!

Com a popularização das câmeras digitais, tudo ficou mais fácil: em segundos após o clique, você já posta a foto num serviço online de compartilhamento de imagens e sua turma, onde quer que esteja, pode acompanhar em tempo real suas aventuras de verão (o que pode ser uma boa ou uma má idéia).

Pode-se usar fotologs, sites de álbuns virtuais e até o Orkut, como faz a universitária Mayra Siqueira, de 21 anos, que aproveita as férias da faculdade para trabalhar nos EUA. A cada dois dias, ela disponibiliza de cinco a dez fotos novinhas em folha na internet.

"Todo mundo que eu conheço e quer saber novidades da viagem tem acesso. Minha mãe ficou com o coração na mão quando eu vim para cá, e o fato de ela poder ver minhas fotos em tempo real ajudou bastante", diz. "Ela até pediu para eu sempre ‘mostrar a carinha’ porque queria ter certeza de que eu estava bem mesmo."

Para Mayra, o mais importante é colocar as fotos na roda rapidamente e, por isso, ela não se preocupa tanto em editá-las. Em geral, quem posta as imagens na internet durante a viagem se encaixa nesse perfil.

Mas tem gente que prefere voltar para casa e, então, fazer uma seleção criteriosa, retocar as fotos para tirar defeitos, separá-las em grupos, criar títulos e legendas.

Nesse caso, vale a pena usar serviços um pouco mais sofisticados como Flickr ou Picasa Web Albuns, que organizam as fotos do computador em galerias fotográficas e facilitam a edição.

O assistente administrativo Enio de Matos Vermelho Jr., de 22 anos, faz parte desse grupo. Ele vive viajando pelo Brasil em busca de imagens inusitadas de paisagens. Também curte fotografar shows de música. Sempre faz uma edição das imagens, organizando-as em álbuns virtuais. "A idéia é compartilhar as minhas viagens e os momentos que vivi."

Os serviços online são o jeito mais hi-tech de compartilhar suas fotos com amigos e familiares, mas é bom lembrar que, depois de selecionadas e editadas, você também pode exibi-las no seu laptop (vai fazer um sucesso danado numa reunião) ou gravá-las num pen drive, cartão de memória, CD ou DVD e até mesmo assisti-las na TV. Só não vale descarregar as fotos no PC e esquecer que elas existem.

0 comentários:

Notícias do Piauí, Teresina, Parnaíba, Floriano, Picos, Campo Maior, Barras, Piripiri...

Daniel Martins's MySpace Blog

O Jornalismo em primeira mão!

About This Blog

  © Blogger template Writer's Blog by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP