Pesquisa personalizada

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Todos os Modelos do Core Duo e Core Solo

Introdução


O Core Duo (conhecido anteriormente pelo nome-código Yonah) foi o primeiro processador da Intel voltado para o mercado de notebooks a ter tecnologia de dois núcleos, isto é, dentro dele há dois processadores completos. Curiosamente este foi também o primeiro processador da Intel adotado pela Apple. Neste tutorial nós apresentaremos as principais características do Core Duo e do Core Solo e tabelas contendo todos os modelos já lançados.

Cuidado para não confundir o processador Core Duo com o Core 2 Duo. O Core Duo é o nome comercial para um Pentium M com dois núcleos de processamento construído com tecnologia de 65 nm. Já o Core 2 Duo é o nome comercial para o processador de nome-código Merom (para notebooks) ou Conroe (para desktops), que utiliza a nova microarquitetura Core da Intel, que é a mesma microarquitetura usada pelo Pentium M porém com novos recursos.

Na realidade este processador é um Pentium M com dois núcleos de processamento e construído com tecnologia de 65 nm (lembrando que o Pentium M é atualmente construído com tecnologia de 90 nm). Leia nosso tutorial Tecnologia de Núcleo Duplo da Intel para entender melhor sobre esta tecnologia. Leia nosso tutorial Todos os Modelos de Pentium M se você quiser comparar o Core Duo ao Pentium M. E, ainda, se você estiver interessado na arquitetura interna deste processador, leia o nosso tutorial Por Dentro do Pentium M.

Apesar de ter dois núcleos de processamento dentro de um único processador, o tamanho do núcleo do Core Duo é praticamente o mesmo do Pentium M (núcleo Dothan). Isto significa que o custo para a Intel produzir um Core Duo é quase o mesmo para produzir um Pentium M, que tem apenas um único núcleo. O Core Duo tem 151,6 milhões de transistores ocupando uma área de 90,3 mm2, enquanto o Pentium M com núcleo Dothan possui 140 milhões de transistores ocupando uma área de 87,66 mm2. Lembre-se que o Core Duo é construído com tecnologia de 65 nm, enquanto que o Pentium M é construído com tecnologia de 90 nm.


clique para ampliar
Figura 1: Núcleo do Core Duo.

O cache de memória L2 do Core Duo é de 2 MB compartilhado entre os núcleos (a Intel chama esta implementação de cache L2 compartilhado de “Smart Cache”, ou “cache inteligente”). No Pentium D 840, por exemplo, que é um processador de núcleo duplo, o tamanho do seu cache L2 é de 2 MB, sendo 1 MB destinado para cada núcleo. Ou seja, no Pentium D existem dois cache L2 de 1 MB, um por núcleo. Já no Core Duo, existe apenas um cache L2 de 2 MB que é compartilhado entre os dois núcleos. A propósito, o Core 2 Duo usa esta mesma arquitetura introduzida no Core Duo.

Com o cache compartilhado, a quantidade de memória cache que cada núcleo utiliza não é fixa. Com um cache L2 de 2 MB, em um dado momento um núcleo pode estar usando 1,5 MB de cache e o outro 512 KB (0,5 MB), por exemplo. Se em um processador de núcleo duplo com cache separado o cache L2 de um núcleo “acabe” (isto é, seu 1 MB está sendo totalmente usado), ele precisa ir à lenta memória RAM buscar os dados, diminuindo o desempenho do sistema. No caso do cache compartilhado, cada núcleo pode simplesmente “redimensionar” o seu cache L2.

Outra vantagem do cache L2 compartilhado é que se um núcleo buscou um dado ou uma instrução e a armazenou no cache L2, esta mesma informação pode ser aproveitada pelo outro núcleo. Em processadores de núcleo duplo com memórias cache separadas o segundo núcleo teria de acessar este dado (ou instrução) através do barramento local do processador, isto é, “pelo lado de fora” do processador, usando o clock do barramento local, que é muito inferior ao clock interno do processador, diminuindo o desempenho do sistema.

As principais características do Core Duo são as seguintes:

* Tecnologia de núcleo duplo
* Nome-código: Yonah
* Possui 151,6 milhões de transistores ocupando uma área de 90,3 mm2
* 32 KB de cache L1 de instruções e 32 KB de cache L1 de dados
* 2 MB de cache L2 compartilhado entre os dois núcleos
* Soquete 478 ou 479
* Tecnologia de 65 nm
* Barramento externo de 667 MHz (166 MHz transferindo quatro dados por pulso de clock) ou 533 MHz (133 MHz transferindo quatro dados por pulso de clock). .
* Tecnologia de Virtualização
* Tecnologia Execute Disable
* Tecnologia Enhanced SpeedStep, que permite que o processador reduza o seu clock interno em momentos de ociosidade de modo a economizar bateria
* Suporte às instruções SSE3.

O Core Solo é a versão do Core Duo com apenas um núcleo de processamento. Ele mantém as outras especificações técnicas do Core Duo, como cache de memória L2 de 2 MB, tecnologia de 65 nm, tecnologia de Virtualização, tecnologia Execute Disable, tecnologia Enhanced SpeedStep, suporte às instruções SSE3 e barramento externo de 533 ou 667 MHz.

O Core Duo e o Core Solo fazem parte da plataforma Centrino. Para detalhes completos sobre a plataforma Centrino leia o nosso tutorial Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre a Plataforma Centrino.

0 comentários:

Notícias do Piauí, Teresina, Parnaíba, Floriano, Picos, Campo Maior, Barras, Piripiri...

Daniel Martins's MySpace Blog

O Jornalismo em primeira mão!

About This Blog

  © Blogger template Writer's Blog by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP