Pesquisa personalizada

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Ter, 28 Ago, 16h00

Por PC Magazine


Sempre me surpreendo ao ver como os preços de notebooks despencaram nos últimos tempos. Quando analisamos vários modelos com preços abaixo de R$ 3.500, na edição 9 da PC Magazine, notamos que a maioria era equipada com processadores lentos, RAM insuficiente e discos rígidos pequenos. Um gravador de DVDs era raridade. Embora fizessem o serviço, as máquinas deixavam bastante a desejar. Pouco mais de um ano depois é possível comprar, gastando bem menos, um computador muito mais poderoso, com hardware atual e todos os acessórios de que você precisa. É o caso do LEVP-D10, produzido pela CCE Informática.

A configuração é bastante interessante, com um processador Intel Core 2 Duo T5200 de 1.6 GHz, 1 GB de RAM (dois pentes de 512 MB DDR2 533), 120 GB de espaço em disco, gravador de DVDs e leitor de cartões (SD, MMC e Memory Stick, além de suas variantes). O LCD de 14.1 polegadas widescreen tem resolução de 1280x800 pixels, revestimento brilhante (glossy) e boa qualidade de imagem, embora um ângulo de visão um tanto quanto limitado: quando observada de lado, há notável distorção de cores, especialmente nas áreas escuras, a partir dos 40 graus. Mas isso não traz muitos problemas, já que a máquina será geralmente usada por uma única pessoa olhando diretamente para o monitor.

Não há muito que comentar sobre a estética deste notebook. Cor prata, teclado preto, nada que chame a atenção. Não encontramos nenhum grande problema de ergonomia. Todas as portas estão bem posicionadas ao longo das laterais, com fácil acesso. Além de três portas USB, encontramos uma Firewire 400 (com um conector mini) e saídas VGA (monitor externo) e S-Video (para TV). A interface de rede é Gigabit Ethernet (uma Marvell Yukon) e a interface Wireless segue o padrão 802.11g.

Nos testes de desempenho com o Sysmark 2004 SE, feitos sob o Windows XP SP2, a máquina atingiu uma média de 183 pontos, com 240 na criação de conteúdo para a internet e 139 no conjunto de aplicativos de escritório. Já no MobileMark 2005 ela chegou aos 215 pontos. A autonomia de bateria foi bastante consistente: em média 2h30, não importa se em condições normais de uso com softwares do dia-a-dia, navegando em uma rede wireless ou assistindo um DVD. São números muito bons, mais do que suficientes para um usuário doméstico ou profissional liberal.

A CCE deveria prestar um pouco mais de atenção ao teclado, já que há alguns "pecadinhos" que tornam seu uso irritante. O mais grave é o reposicionamento da tecla com os caracteres /, ? e °. Em um teclado ABNT2 ela fica logo ao lado da tecla Shift da direita. Aqui os caracteres foram separados, e compartilham espaço com as teclas Q, W e E, respectivamente. Para digitá-los é preciso pressionar a combinação AltGr (a tecla Alt da direita) + a letra correspondente. Se você é um digitador veloz, vai se irritar com a quebra de ritmo que isso causa. Outro problema é a falta de LEDs de status no teclado: não há qualquer indicação visual de que a tecla Caps Lock está ativa, por exemplo.

Outra área que desaponta é o conjunto de software, simplesmente inexistente. Além do sistema operacional (o Windows Vista Home Premium) não há nenhum outro programa incluso, sequer uma versão de demonstração de um anti-vírus ou solução de segurança, essenciais a qualquer computador conectado à internet nos dias de hoje.

Um ponto digno de nota é a boa compatibilidade desta máquina com o Linux. Praticamente todo o hardware foi reconhecido automaticamente no Ubuntu 7.04. Para habilitar a resolução widescreen do monitor foi necessário instalar o pacote 915resolution, e para que a placa de som funcionasse corretamente tivemos de adicionar manualmente um parâmetro (options snd-hda-intel model=3stack) ao final do arquivo /etc/modprobe.d/alsa-base. Após isso, tudo funcionou como deveria, inclusive periféricos como leitor de cartões e a interface wireless. O chipset de vídeo possibilita o uso do Compiz, responsável por todos os efeitos especiais na interface que os usuários adoram.

O LEVP-D10 é um tiro certeiro da CCE, e uma boa opção para quem quer seu primeiro notebook. Ele pode não ser a máquina mais fina, mais leve ou mais bonita do mercado, mas estes são itens que custam caro. Se o que você quer é preço justo e bom desempenho, ele é exatamente o que você procura.

Serviço:
CCE Informática LEVP-D10
CCE Informática
Preço: R$ 2.999

0 comentários:

Notícias do Piauí, Teresina, Parnaíba, Floriano, Picos, Campo Maior, Barras, Piripiri...

Daniel Martins's MySpace Blog

O Jornalismo em primeira mão!

About This Blog

  © Blogger template Writer's Blog by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP