Pesquisa personalizada

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

(Agência Estado) Qua, 02 Jan - 16h08

Internet, organizada e pirata

Por Bruno Sayeg Garattoni

A internet cresceu tanto, e ganhou tantas novidades em 2007, que levou parte dos analistas a fazer uma previsão alarmante. A rede mundial poderia estar vivendo uma nova "bolha", ou seja, um período de investimentos e crescimento desordenado - com novos sites e serviços surgindo quase todos os dias. Mas que terminaria com a falência da maioria deles.

Em 2007, a principal "bolha" foi o mundo virtual Second Life. Com forte apoio da mídia, o Second Life começou a crescer muito rápido - chegando, no seu auge, a ter mais de 160 mil usuários no Brasil. Mas a onda parece ter-se desfeito: segundo o site de notícias IDG Now, que cita números do Ibope, o Second Life caiu e agora tem menos de 50 mil usuários no País.

O serviço Twitter (www.twitter.com), que é uma espécie de miniblog - em que os posts tem apenas uma linha-, também chegou fazendo barulho. Mas parece ter perdido o fôlego: hoje, tem o mesmo número de acessos que no mês de julho (quando "bombou" na mídia). E os sites Pownce e Jaiku, com propostas parecidas, despencaram.

PIRATAS

Não venda a sua música: dê de graça, e libere a pirataria. Foi isso o que fez o grupo britânico Radiohead, cujo novo CD deu o que falar - e transformou completamente a discussão sobre música, direitos autorais e pirataria na web em 2007.

Tudo porque o Radiohead resolveu lançar seu CD, "In Rainbows", no formato MP3. Cada pessoa poderia definir quanto queria pagar pelas músicas (ou não pagar nada), bem como repassá-las livremente aos amigos.

Segundo levantamento da empresa comScore, 38% das pessoas que baixaram In Rainbows optaram por pagar - em média, US$ 6. Com isso, o Radiohead teria faturado US$ 3 milhões apenas no primeiro mês. A banda não confirmou esse número.

O outro hit da internet em 2007 foi, sem dúvida, o filme "Tropa de Elite" - que caiu na rede antes mesmo de sua estréia nos cinemas. Só em São Paulo, estima-se que 1,5 milhão de pessoas tenham assistido à cópia pirata. Mesmo assim, a pirataria virtual não prejudicou a bilheteria nos cinemas - onde Tropa bateu recordes.

0 comentários:

Notícias do Piauí, Teresina, Parnaíba, Floriano, Picos, Campo Maior, Barras, Piripiri...

Daniel Martins's MySpace Blog

O Jornalismo em primeira mão!

About This Blog

  © Blogger template Writer's Blog by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP