Pesquisa personalizada

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

(Agência Estado) Qua, 02 Jan - 16h00

Cuidado ao colocar fotos na rede

Por Gustavo Miller

Tudo bem: é muito fácil colocar as fotos da viagem na internet e criar seu álbum virtual. Mas tem bastante gente que resiste a fazer isso por medo de ter sua privacidade em risco. É realmente de amedrontar porque as fotos das férias são algo muito pessoal e podem cair em mãos pouco confiáveis. Imagina se alguém copia a fotografia de sua mãe de biquíni na praia e começa a repassá-la por e-mail? Já viu a encrenca...

Por mais que você tente proteger seus cliques, é bom ter em mente que é muito fácil fazer cópia de foto virtual. Logo, imagens colocadas na internet não devem, de nenhuma maneira, comprometer você ou o fotografado ou mesmo dar muitas pistas de seu dia-a-dia.

Os principais sites de álbuns virtuais oferecem a opção de deixar a foto liberada para qualquer um ver ou com acesso limitado. Até mesmo o Orkut ganhou essa função recentemente. É só clicar em ferramentas, privacidade e definir se a imagem postada poderá ser vista por qualquer visitante ou apenas sua lista de amigos.

No Flickr, também é preciso decidir se as imagens poderão ser acessadas por qualquer pessoa ou somente sua relação de contatos. Se escolher a segunda opção, é bom saber que só quem for cadastrado no serviço e estiver na sua lista, poderá vê-las. Não é prático, mas é um filtro. Já no caso do Picasa Web Albuns, você pode criar um link para suas fotos e repassar o endereço URL para seus eleitos.

Dessa maneira, você consegue selecionar melhor quem deseja que visite seu álbum virtual. Mas não impede que alguém "mui amigo" copie o endereço e o replique para terceiros.

RETOQUES

Já que você vai se expor na rede mundial de computadores, não custa nada dar uns retoques em fotos mal iluminadas ou com aqueles terríveis olhos vermelhos. Retocar imagens digitais não exige muito tempo ou experiência nem softwares mais poderosos como o pago Photoshop.

Alguns álbuns virtuais gratuitos oferecem ferramentas básicas de edição. No caso do Flickr, o Picnik é um editor online: pode ser usado de qualquer PC, sem baixar nada. Elimina olhos vermelhos, redimensiona fotos, ajusta luz e cores, entre outras funções.

No Picasa Web Albuns, é necessário baixar o programa gratuito (www.picasa.com.br), fazer a edição das imagens e só depois enviá-las para o álbum virtual. O mesmo acontece com o Windows Live Photo Gallery (gallery.live.com), que se diferencia por mandar as fotos retocadas para sua página pessoal do Live Spaces e do próprio Flickr. Mas, como o serviço do Yahoo! já tem um editor online, esse "diferencial" não é tão importante.

MAPAS 3D

Para quem está com pressa e quer jogar as fotos na web durante a viagem, não há segredo. O método mais simples é descarregar as fotos da máquina fotográfica no computador e, então, postá-las no seu fotolog, Orkut ou site de compartilhamento de fotos.

Para fazer essa transferência, basta um cabo USB ou um computador com entrada para o cartão de memória de sua câmera digital. Para quem quer ainda mais agilidade e tem um celular com cam, alguns sites, como o Fotolog.com e o Terra, permitem o envio das fotos por mensagem multimídia MMS. Esse serviço é chamado de "moblog".

No caso do Flickr, é preciso configurar essa função na página antes (clique em "Minhas Coisas" e depois em "Conta"). O site fornece um e-mail, que deve ser usado como remetente do MMS ao enviar as imagens pelo telefone. Dá para colocar título e legenda na foto, que em menos de um minuto entra na sua página pessoal. Depois, com mais tempo de sobra, dá para editar a foto no PC.

Se você estiver mais tranqüilo mesmo estando "on the road", existem algumas ferramentas legais para dar um toque especial ao álbum virtual, como a que permite criar um mapa digital com suas fotos, função presente tanto no Picasa quanto no Flickr.

Em ambos, o serviço se chama "Mapa" e funciona de maneira parecida. Ao clicar no ícone, surge na tela um mapa digital, igual ao de imagens de satélite. Em um campo de busca, ao digitar o nome da cidade ou do local, aparece no mapa a sua localidade. Dá para visualizá-la no modo satélite, mapa (que mostra os nomes de ruas e bairros) ou híbrido, que mistura os dois. Depois é só clicar na foto e arrastá-la para o ponto exato do mapa.

Logo surge um pequeno ícone da imagem, o que fica bem bonito visualmente. Esse recurso é legal porque vai mostrando, ponto a ponto, os lugares que você visitou e a foto correspondente. É de dar inveja a qualquer um que ficou para trás! Nos testes, o serviço do Picasa, que é do Google, se mostrou mais rápido e mais completo que o Flickr, do Yahoo!.

0 comentários:

Notícias do Piauí, Teresina, Parnaíba, Floriano, Picos, Campo Maior, Barras, Piripiri...

Daniel Martins's MySpace Blog

O Jornalismo em primeira mão!

About This Blog

  © Blogger template Writer's Blog by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP