Pesquisa personalizada

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

COMO ESCOLHER O SEU CARREGADOR DE PILHAS RECARREGÁVEIS


Os carregadores de pilhas são aparelhos que fornecem uma corrente elétrica que ao circular através de uma pilha recarregável, esta "captura" e armazena parte dessa corrente até a mesma atingir a sua capacidade máxima. Este processo de carga é feito gradativamente e ao longo de um determinado tempo, o qual depende tanto da corrente de carga (mAh) do carregador quanto da corrente da pilha (mAh).

Quanto maior a corrente de carga fornecida pelo carregador (carregadores rápidos) menor é o tempo de recarga da pilha. Entretanto, quanto mais rápido essa "velocidade de trabalho" maior é a produção de energia em forma de calor, correndo-se o risco de um super-aquecimento levando a pilha a vazar ou, até mesmo, explodir. Pilhas utilizadas em carregadores rápidos acabam tendo o tempo de vida útil diminuído, justamente devido ao super-aquecimento das mesmas.

Existe no mercado vários tipos de carregadores que fazem uma recarga mais lenta , diminuindo os riscos de super-aquecimento e, conseqüentemente, fazendo com que as pilhas tenham um tempo de vida útil maior. Prefira estes tipos de carregadores, que trabalham tanto com pilhas feitas de NiCd (níckel-cadmium) quanto pilhas de NiMH (Níquel-Metal Hydride), bem como aparelhos que cortam a corrente automaticamente mantendo as pilhas em flutuação quando a carga estiver completa (tais aparelhos mantém uma corrente baixa, apenas para manter a energia na pilha).

Tenha cuidado na hora de comprar suas pilhas recarregáveis, pois o mercado está "cheio" de pilhas falsas. São produtos piratas, com capacidades acima de 2300mAh e que geralmente não "seguram" a carga e quando utilizadas em câmeras digitais, descarregam imediatamente ao uso do Flash.

Tempo Estimado de Recarga de uma Pilha:

O tempo estimado para a carga total de uma pilha do tipo recarregável é calculado pela seguinte fórmula:

Tempo de carga (h) = 1,5 x Capacidade da pilha (mAh) ¸ Corrente de carga do carregador (mAh).

Exemplo: Temos uma pilha recarregável com capacidade para 2500mAh. num Carregador que fornece uma corrente de carga de 120mAh (mili-ampére hora).

O tempo aproximado para a carga total dessa pilha é:

1,5 x 2500 : 120 = Aprox. 31 horas.

Observe as seguintes recomendações dos fabricantes:

  • Atente para a polaridade da pilhas quando colocar a mesma no carregador (pólo positivo da pilha no pólo positivo do carregador, conseqüentemente, negativo no negativo).
  • Não coloque no seu carregador baterias de 1,5V do tipo Alcalinas ou pilhas comuns (descartáveis), pois tais pilhas poderão explodir e provocar sérios danos.
  • Use apenas pilhas originais de 1,2V do tipo recarregáveis, feitas de Ni-MH ou Ni-CD.
  • Siga corretamente as instruções dos fabricantes dos carregadores.

0 comentários:

Notícias do Piauí, Teresina, Parnaíba, Floriano, Picos, Campo Maior, Barras, Piripiri...

Daniel Martins's MySpace Blog

O Jornalismo em primeira mão!

About This Blog

  © Blogger template Writer's Blog by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP