Pesquisa personalizada

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Todos os dias milhões de pessoas sentam-se a frente do televisor para assistir mais um capítulo da novela, brasileira, mexicana, ou de outra origem. As historias sempre se repetem com grande ênfase às relações amorosas. Viver por amor, sofrer por amor e quem sabe morrer por amor. Concordo que esse tema mobiliza o ser humano contemporâneo. Pessoas querem companhia, pessoas querem amar pessoas não querem ficar só, “ter alguém para chamar de meu” parece ser a busca incansável humana. Mas as produções novelísticas não param por ai. Amor só não basta e entra o dinheiro como parte fundamental da vida. Mistura agradável aos olhos das pessoas: amor e dinheiro. Poder!!! Nas novelas pessoas amam, são ricas, os vilões então, são magnatas, donos de grande império, mas o trabalho é praticamente inexistente. Assistem-se pessoas namorando, pessoas brigando, conflitos, maldades, mas trabalho e estudo ficam subentendidos apenas.
Aceito e entendo a necessidade humana de catarse. Observa-se que determinada novela acaba sendo o assunto do momento. Sempre é mais fácil falar do outro, sempre é mais fácil se realizar de uma maneira abstrata usando as vivencias do outro, sempre é mais fácil criticar e julgar o outro, sempre é mais fácil punir ao outro, mas verdadeiramente é muito difícil olhar para si mesmo e ter auto critica suficiente para poder assumir os erros e transformá-los em acertos. Mas voltando as novelas, acaba-se criando uma subcultura onde ser mal por vezes e vantajoso. O dinheiro é fácil, todos vivem bem, mas ninguém trabalha, e ser honesto proporciona sofrimento nas telas diarias. Observe que no dia a dia das personagens apenas se vê a saída da pessoa para trabalhar e quando retorna ao mesmo cenário esta tranqüila, bem e sem esforço.

Quantas mentiras precisamos ver e ouvir?
A vida do brasileiro é bem diferente: levantar pela madrugada, ônibus, trem, metro, trabalho diário, salário baixo, luta pela manutenção e sobrevivência pessoal e familiar. Moradia deficitária, transportes públicos a desejar e saúde publica precária. O que mais assusta a todos nos é que por meio das novelas cria-se um mundo fácil, onde ser mal, sem caráter proporciona dinheiro, poder e pouca ou nenhuma punição. Portanto esse grande meio de comunicação e de referencia de padrões de comportamento acaba sim induzindo pessoas a comportamentos sem ética e amoral, pelo simples fato de nunca mencionar a realidade: necessidade de valores, necessidade de estudo e necessidade de trabalho. Todos nos precisamos de sonhos, mas sonhos conquistáveis, sonhos descentes, sonhos para que possamos nos motivar, mas todos eles devem estar embasados em um critério de honestidade. Trabalho faz parte da espécie humana, amor também, mas apenas é focado nas relações amorosas, em crimes, inveja, maldades onde nem sempre o bem vence, criando-se um mundo fácil e falso, uma nova maneira de viver que com certeza apenas será maléfica a todos nos.

"O trabalho afasta de nós três grandes males: o tédio, o vício e a necessidade."
(Voltaire)

0 comentários:

Notícias do Piauí, Teresina, Parnaíba, Floriano, Picos, Campo Maior, Barras, Piripiri...

Daniel Martins's MySpace Blog

O Jornalismo em primeira mão!

About This Blog

  © Blogger template Writer's Blog by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP