Pesquisa personalizada

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Juíza cassa mandato de Robert Freitas e Ricardo Camarço assumirá cargo
JOSÉ DE FREITAS: Decisão foi publicada nesta terça-feira e tira do cargo o prefeito e seu vice.

Robert Freitas perdeu o cargo acusado de compra de votos

A juíza Maria Zilnar Coutinho Leal, da Justiça Eleitoral de José de Freitas, decidiu nesta terça-feira (17) cassar o mandato do prefeito de José de Freitas, Robert de Almendra Freitas (PSDB), e seu vice Carlos Estevam, por acusação de compra de votos durante a eleição do último outubro. O segundo colocado, Ricardo Camarço (PPS), poderá assumir o cargo ainda nesta semana.

A decisão veio depois de denúncias da oposição que davam conta de compra de votos na zona rural do município, que faz parte da região metropolitana de Teresina. Um dia antes da eleição, foi apreendida uma lista com cerca de 500 nomes de eleitores, seus endereços, números do título de eleitor, e valores supostamente pagos a eles em um suposto caixa dois. O material foi levado à Polícia Federal e deu início a uma representação eleitoral.
Ricardo Camarço, segundo colocado, será empossado no cargo

Os votos da chapa foram tornados nulos, mas como não ultrapassaram a metade dos válidos (48,33%), não haverá realização de nova eleição na cidade. Também foram anulados os votos do candidato a vereador José Luís (PSB), que não foi eleito. Robert Freitas é o primeiro prefeito cassado após as eleições de 2008.
A chapa cassada ainda poderá se defender no Tribunal Regional Eleitoral e até ir ao Tribunal Superior Eleitoral para tentar manter o mandato, mas fora do cargo. A coligação "A Vitória Que Vem do Povo" já foi comunicada da decisão de que será considerada eleita. De acordo com Antônio Barros, membro do diretório do PT e representante da coligação, o presidente da Câmara, José de Araújo Chaves Neto (PMDB), assume o cargo para que não exista vacância durante o cumprimento da decisão.
Ricardo Camarço perdeu a eleição para Robert Freitas por diferença pequena: 10.451 contra 10.184, pouco mais de 1% de vantagem. O advogado Lúcio Tadeu, da coligação "A Vitória Que Vem do Povo", informou que Ricardo espera a notificação do presidente da Câmara para que se acelere o processo da posse de Camarço e a mesma ocorra ainda na próxima quarta-feira.

Atualizada às 16h25min

0 comentários:

Notícias do Piauí, Teresina, Parnaíba, Floriano, Picos, Campo Maior, Barras, Piripiri...

Daniel Martins's MySpace Blog

O Jornalismo em primeira mão!

About This Blog

  © Blogger template Writer's Blog by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP