Devolução: clientes podem desistir da compra, mas lojas virtuais dificultam processo
sábado, 8 de dezembro de 2007
Sex, 7 Dez, 17h43
SÃO PAULO - Mais de 85% dos consumidores pretendem fazer compras pela internet para o Natal deste ano. Com isso, o segmento de varejo on-line espera um crescimento de 45% nas vendas de final de ano com relação a 2006. Segundo a e-bit, a expectativa de faturamento é da ordem de R$ 1 bilhão, frente aos R$ 693 milhões do ano passado. Apesar de ser uma maneira prática, rápida - e muitas vezes eficaz - de comprar, muitas coisas podem sair erradas nessa negociação, como entrega no endereço incorreto, não cumprimento do prazo de entrega, ou ainda, a dificuldade do cliente ser reembolsado quando desiste da compra. Para alertar o consumidor, a Pro Teste realizou uma avaliação em 34 lojas virtuais testando a eficácia quando o cliente desiste da compra, e constatou que em apenas quatro delas o reembolso foi feito corretamente. Fique atento De acordo com o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), o cliente tem a possibilidade de devolver o que adquiriu, em até 7 dias, sem ter de dar nenhuma explicação à loja. A regra vale apenas para aquisições realizadas fora do estabelecimento comercial, ou seja, é garantida para compras virtuais. No entanto, a avaliação mostrou que a maioria das lojas virtuais não atendem satisfatoriamente o cliente nesse quesito e muitas nem informam sobre essa opção. Entre os direitos que o consumidor têm, está a devolução integral do valor pago, incluindo o frete. Entretanto, na maioria das vezes, o reembolso não é integral e a empresa ainda acresce uma despesa de devolução. Além disso, segundo a Pro Teste, as lojas deveriam oferecer diversas formas para que a mercadoria fosse devolvida, o que não acontece. Cada loja tem apenas uma forma de devolução. Algumas exigem, ainda, que o consumidor pague os encargos da devolução, como por exemplo, as taxas de correio. Outra grave constatação foi que, algumas lojas afirmam que farão o reembolso, recebem a mercadoria de volta e não devolvem o dinheiro ao comprador. Cuidado Para evitar problemas, é preciso prestar atenção em alguns detalhes. Comprar em lojas que não são recomendadas ou reconhecidas deve ser evitado sempre. Não compre se a loja não fornecer informações como razão social, CNPJ, endereço físico e telefone. Pense bem antes de encomendar um presente e pedir para entregá-lo diretamente ao presenteado, porque pode ser mais difícil confirmar o recebimento e a integridade do produto. Evite pagar com depósito bancário ou reembolso postal, porque se a encomenda não for entregue, o prejuízo pode ser inevitável. Se desistir da compra, lembre que o prazo para comunicar a empresa é de 7 dias. Se a loja informar como proceder, siga as instruções. Se não, envie carta com aviso de recebimento à empresa e aguarde instruções.
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