Pesquisa personalizada

Vestibular: como controlar a tensão pré-prova?

sábado, 8 de dezembro de 2007

O vestibular é hoje mais do que um caminho árduo de acesso ao ensino superior. Ele é um grande atestado social. Quem "passa" ganha o status de vencedor, inteligente, capaz. Quem é reprovado recebe a marca de perdedor, de inapto à vida adulta, de incapaz de realizar seus sonhos. É assim que se sentem os candidatos que enfrentam o vestibular todos os anos.

Chegou a tão assustadora hora de encarar o "Bicho-papão". "Vou fazer vestibular este ano e to morrendo de medo...alguém ajuda?". Se você também vai fazer os exames da UESPI e (ou) UFPI este ano, ou de alguma faculdade particular, certamente está carregando este peso nas costas. As dúvidas são muitas, infinitas, mesmo nos mais controlados.

Especialistas indicam evitar estudar novas matérias na véspera? Muitas vezes excesso de expectativa e de cobrança prejudicam desempenho? As perguntas acumulam e após meses de estudo, chega a hora de fazer as tão aguardadas provas do vestibular e mostrar que aquele esforço valeu a pena.

UESPI e UFPI
Neste domingo (09/12), será primeiro dia de provas da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). No próximo final de semana (domingo 16/12), é a vez das provas da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O problema é que neste ponto da grande reta, muitos candidatos se deparam com um fator que pode pôr tudo a perder: o nervosismo. "E agora José?". Calma!

O TAL FRIOZINHO NA BARRIGA
A tensão pré-prova existe, mas deve ser administrada para que não coloque em jogo o cargo público que o candidato tanto almeja.

Na internet, não faltam alunos verdadeiramente desesperados procurando ajuda entre colegas em listas de discussão. Veja a seguir: "Vou fazer vestibular este ano e to morrendo de medo...alguém ajuda?". Respondendo a pergunta da colega estudante: "Não precisa ter medo não, amiga, basta ter fé e confiança em Deus e em vc mesma".

Nessa hora, toda ajuda é bem vinda, segundo os psicólogos. "A vida estudantil e os desafios que ela traz sempre se constituíram numa fonte de ansiedade para o jovem. Esta ansiedade aparece bem antes do vestibular. Ao tirar uma nota baixa, na sétima série, ele teme não passar de ano. Ao ficar de recuperação e reprovar no segundo ano do ensino médio, sofre o desconforto de estar atrasado em relação à turma. E na hora do vestibular, a tensão se torna muito maior, pois os medos são muitos e mais diversos: medo de não ser bem sucedido, de não escolher a profissão correta, de não conseguir a independência financeira dos pais, medo de fracassar...", afirma a psicóloga Adriana de Araújo, psicoterapeuta especializada no tratamento de fobias.

VESTIBULAR DA UESPI

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi ) aplica neste domingo (09/12), das 8h às 12h, e segunda-feira (10), das 8h às 11h30, as provas do vestibular 2008. Os exames serão aplicados em Amarante, Barras, Bom Jesus, Campo Maior, Corrente, Curimatá, Floriano, Fronteiras, Luzilândia, Oeiras, Parnaíba, Pedro II, Picos, Piriri, São Raimundo Nonato, Teresina, Uruçuí e Valença do Piauí.

Nesse domingo, os candidatos de todos os cursos respondem a 60 questões de múltipla escolha, sendo 25 de português, 25 de literatura e 10 de língua estrangeira.

Ao todo, 43.223 pessoas se inscreveram para as 3.645 vagas oferecidas.

A reportagem do Portal AZ pesquisou dicas especiais para que o vestibulando possa fazer as provas sem medo. Veja abaixo:



Você não precisa temer o vestibular. É possível controlar a ansiedade e o estresse antes das provas.

Se um artista conseguiu traduzir com fidelidade os dramas e conflitos da adolescência, este alguém foi Renato Russo. A sensação de sufoco e desespero sobre o vestibular, muito comuns nesta etapa da vida, foi muito bem abordada pelo artista:

"Estou trancado em casa e não posso sair
Papai já disse, tenho que passar
Nem música eu não posso mais ouvir
E assim não posso nem me concentrar

Não saco nada de Física
Literatura ou Gramática
Só gosto de Educação Sexual
E eu odeio Química

Não posso nem tentar me divertir
O tempo inteiro eu tenho que estudar
Fico só pensando se vou conseguir
Passar na porra do vestibular..."

Química, de Renato Russo, gravada pela Legião Urbana

Agora é com você caro vestibulando. Tenha fé que tudo vai dá certo. Boa sorte!!

0 comentários:

Notícias do Piauí, Teresina, Parnaíba, Floriano, Picos, Campo Maior, Barras, Piripiri...

Daniel Martins's MySpace Blog

O Jornalismo em primeira mão!

About This Blog

  © Blogger template Writer's Blog by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP