Pesquisa personalizada

Opera versus Microsoft

domingo, 16 de dezembro de 2007

Todo mundo sabe do pega pra capar entre Microsoft (IE) e a Mozilla Fundation (Firefox), mas desta vez quem está na briga é a Opera Software, que mantém o bom e seguro navegador Opera.

A Opera Software, acusa a Microsoft de querer eliminar a concorrência ao incluir o Internet Explorer em todas as cópias do Windows.

A queixa foi entregue formalmente na Comissão Europeia na quarta-feira e alega que a Microsoft está abusando da sua posição dominante no mercado dos PCs, através da integração do Internet Explorer (IE) no Windows, impedindo a interoperabilidade por não adotar os padrões standards da indústria no IE. Esta é a mesma alegação feita pelo pessoal do Firefox, se não me engano.

O objetivo é que a CE obrigue a Microsoft a separar o IE do Windows, tal como aconteceu com o Windows Media Player, ou, em alternativa, que inclua browsers concorrentes no seu sistema. A Opera quer também que a Microsoft seja forçada a compatibilizar o IE com os standards da Web - um conjunto de normas, especificações técnicas e boas práticas para a construção de sites.

Esta é uma questão importante, já que, se os browsers não forem todos eles compatíveis com os mesmos standards, os webdesigners têm a tendência (eu não faço isso!) em desenvolver sites para o mais utilizado, ou seja, o IE. O que dá ao browser da Microsoft uma vantagem competitiva sobre os restantes.

A Opera defende que este processo é em nome de todos os consumidores que estão fartos de verem uma empresa monopolista dar as cartas. Precisa dizer mais alguma coisa? Apoiado!

0 comentários:

Notícias do Piauí, Teresina, Parnaíba, Floriano, Picos, Campo Maior, Barras, Piripiri...

Daniel Martins's MySpace Blog

O Jornalismo em primeira mão!

About This Blog

  © Blogger template Writer's Blog by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP