Pesquisa personalizada

Review das placas ATI HD 3850/3870

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Índice

O ano de 2007 não foi um dos melhores para a ATI (AMD). Conhecemos a atrasada geração HD2000 que ficou devendo na performance e no alto consumo de energia. Para compensar tudo isso, nesse fim de ano a ATI nos trouxe o que pareceu ser seu presente de natal para os fans, a geração HD3000: Mais performance, menor consumo de energia e preço mais baixo.

Interessante mesmo é que esta é a primeira vez que estou a analisar uma placa top de linha que não custe 600 dólares na data de seu lançamento. Isso mesmo, a ATI HD3870 sai na faixa de 249 dólares nos Estados Unidos enquanto a HD3850 sai por 179 dólares. Será o fim da era dos monstros famintos por energia de 600 dólares! Talvez ainda não, mas esse lançamento, junto com a GeForce 8800GT da nVidia são uma demonstração clara que os fabricantes estão finalmente dando voz a razão.

Novidades

Antes de entrarmos a fundo nas novidades vale destacar que a nova nomenclatura da ATI é uma direção no passo certo. Os sufixos XT, GT e Pro agora são coisa do passado e não mais complicam nossas vidas. O publico menos entusiasta com certeza agradece a iniciativa.

Uma das grandes novidades da geração HD3000 é o suporte a DirectX 10.1, o que otimiza alguns processos de renderização e dá suporte ao novo Shader Model 4.1, esses recursos que permitirão maior realismo na simulação de luzes e sombras no ambiente, assim que forem implementados no SP1 do Windows Vista.

A ATI também se preocupou em agradar quem gosta de mídia digital e introduziu alguns recursos interessantes. O ATI Avivo otimiza o playback de vídeos em alta resolução e garante menor consumo de recursos do processador enquanto melhora a qualidade da imagem.

Ao mesmo tempo o ATI Powerplay monitora ativamente a utilização da placa de vídeo e ajusta os clocks e voltagens para que esta consuma menos energia e seja mais silenciosa, vantagem importante para quem possui um media center. Outro recurso interessante é a saída HDMI nativa através de um adaptador na saída DVI (que acompanha todas as placas da série). Uma melhor opção de conectividade quando se usa uma TV de alta resolução.

As placas

A HD3870 apresenta uma solução de refrigeração dual-slot como já estamos acostumados a ver em placas high end e com um design muito bonito. Possui um conector de 6 pinos para alimentação e 2 conectores crossfire. Sim, 2! A nova geração da ATI está pronta para crossfire com até 4 GPUs graças à tecnologia CrossfireX. A HD3850 apresenta basicamente as mesmas características e se diferencia por ser uma placa single-slot.

Especificações técnicas:

Como podemos ver pela tabela, o novo processo de fabricação do chip gráfico permite que maiores clocks sejam alcançados ao mesmo tempo em que é mais barato de se produzir. mas como isso reflete na performance!

Próxima página: Placas em teste!

0 comentários:

Notícias do Piauí, Teresina, Parnaíba, Floriano, Picos, Campo Maior, Barras, Piripiri...

Daniel Martins's MySpace Blog

O Jornalismo em primeira mão!

About This Blog

  © Blogger template Writer's Blog by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP