Pesquisa personalizada

OAB-Piauí pede o afastamento da delegada Hildet Evangelista

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

:: "Ela agiu com arrogância"
"A polícia não pode combater um crime praticando outro crime"


O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Piauí (OAB-PI), Norberto Campelo, defendeu hoje (06/12) o afastamento da Delegada Geral do Piauí, Hildete Evangelista, do cargo. Norberto afirmou que a delegada não tem preparo para exercer o cargo. "Ela agiu com arrogância, despreparo e desrespeito em não permitir o acesso dos advogados aos seus clientes. Isso fere a Constituição Federal", explicou o presidente.

Norberto referia-se ao episódio ocorrido na manhã de ontem (05/12), quando os empresários presos pela "Operação Círculo de Fogo", coordenada pela Polícia Civil do Piauí, não tiveram o direito de serem visitados pelos seus advogados, como determina a Constituição Federal. "O Governador [Wellington Dias] tem que avaliar o comportamento [da delegada], assim como suas permanência como delegada geral", ressaltou.

"Não havia a necessidade da OAB comparecer até aquela delegacia (Deccoterc - Delegacia Especializada de Crime contra a Ordem Tributária) para o ingresso dos advogados, já que não havia ordem judicial para impedir a comunicação deles com os clientes (os empresários). Foi um caso vexatório e a OAB não pode ficar calada diante disso", declarou Norberto.

Por conta do episódio, a OAB-PI vai entrar, junto com os advogados dos empresários, com uma representação criminal contra o delegado que impediu a entrada dos advogados e ainda entrar com uma ação indenizatória contra o Estado, tanto por parte dos presos, que estiveram incomunicáveis, e por parte dos advogados, que tiveram suas prerrogativas desrespeitadas.

As declarações de Norberto foram dadas hoje (6/12) durante a visita do presidente da OAB Nacional, Cezar Brito, aos Fóruns Criminal, Cível e Trabalhista, para avaliar as condições estruturais dos locais. Cezar Brito apoiou a decisão de Noberto Campelo, pois, para ele, houve abuso de poder no episódio, por parte da polícia. "A polícia não pode combater um crime praticando outro crime. Cerceamento de direitos ocorriam na ditadura, mas isso não vai mais se repetir", explicou.

Vários integrantes da OAB participaram da visita, entre eles a vice-presidente Ivana Leal, o secretário-geral Sigifroi Moreno Filho, os conselheiros federais Marcus Vinícius Furtado Coelho e William Guimarães, além dos advogados Valter Rebelo e Antonio Gonçalves.

0 comentários:

Notícias do Piauí, Teresina, Parnaíba, Floriano, Picos, Campo Maior, Barras, Piripiri...

Daniel Martins's MySpace Blog

O Jornalismo em primeira mão!

About This Blog

  © Blogger template Writer's Blog by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP